News

O que é front-end e back-end? Qual a diferença? Saiba tudo!

Se pensar que precisa conhecê-los a fundo para gerir o Marketing Digital aplicado no seu site, tampouco se preocupe. Capacidade de resposta e desempenho são dois objetivos principais do front-end. Lá, você encontra cursos sobre ambos os assuntos, além de DevOps e React Native. Além desses dois setores, existe outro profissional que faz parte dos times de desenvolvimento chamado de Full Stack.

Além disso, o PHP é muito conhecido por sua interface simples com servidores web, facilitando a comunicação entre a aplicação e o servidor de hospedagem. Embora existam outras linguagens de programação que também podem ser usadas para desenvolvimento web, o PHP é https://www.7segundos.com.br/arapiraca/noticias/2023/12/28/243034-democratico-bootcamp-de-programacao-e-porta-de-entrada-para-o-mercado-de-ti uma opção popular e é suportado por muitos provedores de hospedagem web. É muito popular no desenvolvimento de plataformas de comércio eletrônico, sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), sistemas de gerenciamento de bancos de dados e outras aplicações web.

Conteúdos

Mas vale ressaltar que um profissional Front precisa desenvolver mais suas habilidades de Design, apesar de não montar as páginas em ferramentas de imagem, como faz o designer. O conhecimento de usabilidade e experiência do usuário também faz diferença em sua atuação. Já o Back-End fica responsável pelos bastidores de uma aplicação, ou seja, os códigos que permitem a parte visual funcionar corretamente. É esse profissional que faz a ponte entre o banco de dados e as informações do navegador, de acordo com as regras de negócio em questão. É comum também que variadas  áreas de uma empresa desenvolvam essa conexão com o desenvolvimento web.

A linguagem C# é utilizada de forma bastante ampla nas tecnologias da Microsoft. É uma linguagem robusta, moderna, escalável e com documentação bastante rica. Enfim, a diferença entre front-end e back-end está relacionada às responsabilidades e funcionalidades que cada um desses termos descreve.

Empreendedores precisam saber programação?

Você pode usar o cache para melhorar o tempo de carregamento e o desempenho de um aplicativo. Continuando nossa discussão para que você entenda o que é front-end e back-end, vamos falar agora deste último. Imagine, por exemplo, que você vai preencher um formulário de cadastro em um site bootcamp de programação e precisa definir sua cidade e estado. Se você escolher Ceará, automaticamente aparecerão todas as opções de cidades cadastradas que fazem parte do estado do Ceará para que você selecione a sua. O Front-end pode ser dividido em dois tipos dependendo de onde esse software vai executar.

  • Habilidades em comunicação e trabalho em equipe também são importantes para uma colaboração efetiva com os membros da equipe do projeto.
  • Java é uma das linguagens e plataformas de programação mais populares e amplamente utilizadas.
  • Além disso, devem ter uma visão completa do funcionamento de uma aplicação web.
  • O Front-end é a camada do software que aparece na tela do nosso computador ou do nosso celular.
  • O Back-End é o setor responsável pela criação e manutenção da estrutura das aplicações e o que faz com que todas as suas funcionalidades funcionem.
  • A construção da estrutura do site por meio do HTML, seguida pela personalização do layout, cores, fontes e demais estilos por meio do CSS, é um processo dedicado e detalhado.

A segurança de back-end se concentra na proteção de dados em armazenamento e trânsito. Todos os aspectos de autenticação, controle de acesso e segurança da sessão são gerenciados. Ela abrange todos os serviços de back-end, incluindo bancos de dados conectados, APIs e linguagens de programação do lado do servidor. Uma aplicação web, clientes nunca terão acesso direto ao banco de dados, pois tudo passa pelo servidor, que faz as verificações de segurança e busca informações em outras APIs, ou seja, executa todo o trabalho pesado do sistema. Podemos dizer que o front-end está ligado à parte visual de uma aplicação — geralmente um site —, porém também podemos considerar uma pessoa desenvolvedora de apps como uma de front-end. Quem exerce esse trabalho não deve apenas lidar com códigos, mas também precisa ter noções gráficas.

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Se faz indispensável saber o papel que cada um desempenha ou pode desempenhar. Em todas as áreas de conhecimento, uma pessoa com conhecimentos de front e back pode ser útil. Em alguns sites mais complexos, existe um processo chamado validação já no lado do cliente. Ou seja, erros que poderiam ter sido digitados nas caixas de texto são verificados de antemão, antes de passar para o servidor.

Leave a Reply

Your email address will not be published.